Estudei no ensino público... E depois?


Sou uma rapariga que há poucas semanas entrou na universidade e que estudou numa escola pública. Esta é uma brevíssima apresentação minha que, na minha opinião, pouco diz de mim e em nada define as minhas qualidades, defeitos, capacidades ou personalidade. No entanto, na frase usei quatro palavrinhas que são muito poderosas aos olhos dos meus colegas de universidade, porque refletem as minhas incapacidades para o curso (acham eles!). Desde sempre ouvi falarem dos vários desafios que estavam associados à universidade, mas eu consegui deparar-me com um extra que me deixou completamente espantada. Durante um trabalho de grupo, senti-me a falar chinês para os meus colegas, mas eu tinha a certeza que era português de Portugal… O grande azar é que era o português de uma aluna do ensino público. Sim, foi-me dito diretamente que não tinha direito a opinar (não sei quando é que saiu esta ligeslação….), porque ali só tinha era de aprender com eles, ex-alunos do privado. Eu tenho mesmo de pedir desculpa, porque realmente sou incapaz, mas é de entender esta exclusão ou até mesmo descriminação dos alunos do ensino público. Não é mentira que existem diferenças... Não é mentira que existem inflações de notas... Como também não é mentira que todos tivemos de lutar para estar em medicina mesmo que uns tenham de ter lutado mais e outros menos. Somos todos colegas e somos colegas que lutamos pelo mesmo objetivo, por isso toca a eliminar a barreira (que sempre pensei que não existia…)  entre alunos do privado e do publico. Existem muitas barreiras difíceis de transpor, mas esta não é uma delas de certeza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Consegui... E agora?

Não sabem o que hão de inventar